terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CONTRAPESO DE VARA DE PRAIA,.


- "CONTRAPESO": "Counter Balancing Weight System". 





CONTRAPESO: Counter Balancing Weight System.
 

COUNTER BALANCING WEIGHT SYSTEM: Contrapeso usado nas "varas de pesca de praia" e nas "varas de pesca de praia de competição",... 

VARAS DE PESCA DE PRAIA DE COMPETIÇÃO: 

- A parte final da vara, ou seja, na ponta do cabo, o punho, deve ser anatômico e possuir uma tampa com duas ou mais peças que sirvam de contrapeso Counter Balancing Weight System. Estas peças (pesos) devem pesar de uns 25 g, ou múltiplos de 25 g, e unidas por meio de rosca, para ser tirada ou posta segundo o tipo e lançamento. 

- Para permitir ao pescador de praia (lançador) ou pescador de praia de competição(lançador), balancear com perfeição o seu equipamento (vara e molinete), permitindo assim grande distância e precisão no lançamento. 

A TEORIA DO CONTRAPESO: 

- O contrapeso no cabo da vara: Ele está lá para ajudar o lançador com o fluxo de energias (forças) diferentes, como ela se transforma em um lançamento

COMO EQUILIBRAR A VARA E QUANTO PESO PONHO ... ??? ... 

- A teoria do contrapeso é que sirvam para equilibrar o peso da vara mais o molinete, seja porque a vara por sua construção cabeceie ou porque o molinete seja mais o menos pesado

- Assim usaríamos mais peso, ou menos peso no cabo da vara (na ponta do cabo da vara), para que o peso proporcionado e podermos executar bem os movimentos, se têm muito peso atrás nos custará mover a ponta, mas se temos pouco peso nos custarão más os movimentos finais com o esquerdo, tudo seria questão de equilíbrio. 

A TEORIA ESTÁ DIZENDO UMA COISA - NA PRÁTICA,... 

- Na prática há quem diga que se nota as diferenças, imagino que somente os bons lançadores, mais sensíveis, que não é o meu caso,... 

COMPLEMENTO: 

- CONTRAPESO: Ajuda bastante e é tão mais útil, quanto maior for o peso a arremessar e maior for o comprimento da vara

Por exemplo: Num lançamento de 160 g com uma vara de 5,0m, experimentem fazê-lo sem o contrapeso e com o contrapeso. Hão de sentir maior facilidade no lançamento com o contrapeso colocado. Ficando o conjunto mais equilibrado, os lançamentos são mais fáceis de efetuar e cansam menos (puxam menos pela coluna),... 

- Para lançar chumbadas leves de 100/120 g, dizem que não tem grandes vantagens, mas também não tem qualquer inconveniente em usar o contrapeso,... 


EQUILÍBRIO DO CONJUNTO VARA E MOLINETE: 

- Tanto melhor será o equilíbrio do conjunto vara molinete quanto mais o centro de gravidade da vara montada com o molinete estiver próxima a parte superior do carretel do molinete. 

TESTE DE EQUILÍBRIO: com conjunto montado, em local sem vento, repouse a vara na horizontal sobre o seu dedo indicador e vá deslocando o dedo, buscando o local onde a vara fique totalmente na horizontal, sem pender para qualquer lado. 
- Se esse local for o local marcado com a bola vermelha na figura abaixo, o seu conjunto está equilibrado. Se estiver um pouco acima do carretel do molinete é necessário um contrapeso no pé da vara. 
- Se estiver muito acima do carretel do molinete, mais de 40 cm, a sua vara tem uma tendência de queda para a frente, e seu uso será cansativo. 

01.  


COMPLEMENTO:

01. 

- Você vai se sentir mais peixes, definir o anzol para mais peixe e pegar mais peixe! O segredo é justamente equilibrar a sua vara e seu molinete com o balanceador (The Balancer)?, Uma tampa no cabo (Butt Cap) incrivelmente simples e funcional removível, que se encaixa na parte traseira das varas mais simples de ser manipulados. Um, dois, ou três pesos de contrapeso (incluídos) se encaixam no “Butt Cap” e você pode ajustar o equilíbrio ainda mais preciso, com um quarto (não incluído). Faça sua vara de pesca de praia até 300% mais sensível !!!!!!!!!!!!



VARA SHIMANO SURF LEADER COMPLETA

SHIMANO SURF LEADER ROD

- Vara de arremesso Shimano Surf Leader de 3 partes completa, incluindo passadores de Titanium Fuji Lowrider SiC, porta molinete NS reel seat Fuji e punho ergonômico, e contrapesos. Blank feito de XT250LRC + Biofibre, vara de ação rápida de 4'1" peso de apenas 485 g. 

- Ação da vara CX: rápido, poderoso, capaz de lançar chumbada de até 150 gramas. 


- Shimano Surf Leader 425CX-G SFL425CXG. 
- Length - 4.25 m 
- Weight - 536 g 
- Closed length - 1500 mm 
- Sections - 3 
- Guides - 7 
- Casting weight - 200 g. 


VARA SHIMANO SURF LEADER 425CX-G


01.  
02.  
03.  
04.  
05.  
06.  
07.  
08.  
09.  

.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

AÇÃO DAS VARAS - EM GERAL.


AÇÃO DAS VARAS - EM GERAL. 

AÇÃO: Quanto à vara desvia (curvas) quando você pressionar a ponta. 

- Uma vara de ação rápida irá dobrar em apenas o terço superior ou menos do blank, uma de ação média ou ação moderada irá dobrar na metade superior e uma ação lenta irá dobrar a partir do terço inferior da vara. 

- Às vezes, varas de ação lenta são denominadas parabólico, ou seja, a curva da vara é semelhante em todo o comprimento. 

ESCOLHENDO UMA VARA CONFORME: 

PARA LONGOS LANÇAMENTOS - PESCA DAS PRAIAS: 




O TRABALHO DE ISCAS-ARTIFICIAIS

A UTILIZAÇÃO

AS NECESSIDADES... :
 

- As varas de ação rápida se caracterizam por dobrar-se perto da ponta. Uma vara de ação média em troca se dobra perto ao meio da vara e uma vara de ação lenta se dobra em toda sua extensão. 

AÇÃO DE PONTA OU RÁPIDA: são varas potentes e duras. Estas requerem de uma técnica apurada e um grande esforço físico para seu lançamento, se não for assim não se consegue nenhuma partida. Suas ponteiras, como é lógico são muito pouco sensíveis os que resultam mais difícil detectar beliscadas pequenas ou médias. Com estas varas se conseguem as maiores distancias de lançamentos... PARA LONGOS LANÇAMENTOS... 

- As varas do tipo ação rápida (Fast-Action) são boas para trabalhar iscas artificiais leves e para poder cravar o anzol os outros usos onde se busca uma resposta rápida a uma ação na vara. 

- As varas de ação lenta (Slow-Action) se utilizam a menos para pesca de peixes de profundidade na pesca embarcada. Quando um peixe belisca a vara se dobra quase desde o mango o empunhadura. 

- As varas sensíveis (Ultralight) se dobram com um ligeiro peso, permitindo pescar com iscas minúsculos. Fazem que os pescados pequenos se sintam grandes para o pescador. 

- As varas de trabalho pesado (Heavy-Duty) são necessárias para iscas grandes e permitem cravar anzóis a peixes com queixadas de ossos muito fortes. 

VARA DE PRAIA DE COMPETIÇÃO - PESCA DAS PRAIAS


VARA DE PRAIA DE COMPETIÇÃO - PESCA DAS PRAIAS


A vara para a modalidade de pesca de praia de competição deve ser da seguinte forma



- A vara deve ser poderosa capaz de performances extremas. 
- A vara deve ser de 3 estágios (partes) e ter una comprimento de 4,25 m, com três partes iguais. 
- Os passadores devem ser de Fuji’s Low Rider SIC” com cinco, até 8 passadores do tipo fixo, e uma ponteira, quatro no último estágio e um no segundo, sendo nenhum passador dobrável. 
- Tomando como referência o molinete,... Passadores números: 20, 16, 12, 10, 8, 8, ponteira 10 ou 8. 

VARAS DE COMPETIÇÃO CUSTOMIZADAS

I - Passadores: 20, 16, 12, 10, 8, ponteira 10 
II - Passadores: 20, 16, 12, 10, 8, 6, ponteira 8 
III - Passadores: 20, 16, 12, 10, 10, 8, 8, ponteira 10 

(Passadores Fuji’s Low Rider SIC: Passadores caracterizados pela amplitude de seus pés habituais na vara de praia, de surfcasting). 

- A ação deve oscilar entre intermediaria com relação à ponta, ou bem intermediaria com uma ponteira adicional de tipo híbrida. As varas mais utilizadas são de ação rápida, extremamente macia e poderosa, com ponteira sensível para melhor detecção dos toques. 
- A ponta da vara deve ser sensível e fina capaz de detectar as menores beliscadas, mesmo as grandes distâncias. 
- A potência será sempre entre 100 e 250 gramas. 
- Deve ser fabricada em alto teor de carbono, com revestimento de titânio, ou incluso revestimento de kevlar
- A parte final da vara, ou seja, o punho (ponta do cabo), deve ser anatômico e possuir uma tampa com duas ou mais peças (pesos) que sirvam de contrapeso "Counter Balancing Weight System" interno desmontável. Estes pesos devem pesar 25 g cada um, ou múltiplos de 25 g, e ir unidas por meio de rosca, para ser tirado ou posta segundo o tipo de lançamento. 
- O porta molinete de grafito, Reel Seat Fuji DPS deve ser de rosca e deve estar situado a 70 cm do final da vara, da ponta do cabo. 
- Todas seções fêmeas devem ter um anel metálico na ponta, na boca. 
- Os estágios (partes) segundo e terceira devem levar una parte rugosa perto da interseção do encaixe, para poder desmontá-las facilmente, incluso com as mãos molhadas. 
- Na zona da ponta da vara e as bases de cada passador, ou seja, entre meio das duas secessões de cada passador, deve ser pintado com uma tinta, ou um plástico refletivo. 
- As estágios machos e fêmeos devem levar um sinal de montagem, pintada ou gravada. Estes sinais marcas indicaram que uma vez unidos, a vara ficará perfeitamente alinhada. 
- Vara para conseguir lançamentos superiores aos 170 metros com linha de 0,20 mm, com uma linha de arranque de 0,50 mm, com uma chumbada de 120 gramas. 

TÉCNICA DE LANÇAMENTO - PESCA DAS PRAIAS.

TÉCNICA DE LANÇAMENTO - PESCA DAS PRAIAS.

LANÇAMENTO VERTICAL, DE FRENTE PARA O MAR.

LANÇAMENTO POR CIMA DO OMBRO OU DA CABEÇA.
 


PESCA DAS PRAIAS

- Na pesca de praia,... Só há uma técnica a usar, a que permite se executar um lançamento perfeito e preciso: é o lançamento vertical, de frente para o mar. Além do mais, como ficamos virados para as andas, para o mar, não ocorremos o risco de ter uma surpresa desagradável... Às vezes no verão, dar jeito de entrar na água para fazer os lançamentos e ganharmos alguns metros (que podem ser preciosos!) e lançarmos além do segundo canal, local dos bons peixes, até robalos e corvinas,... Etc,... 

- COMO EXECUTAR UM LANÇAMENTO NA PESCA DAS PRAIAS

- Se posicionar a uma distância da água, com o pé esquerdo (à frente), já pronto para fazer o lançamento. 

1. Com a trava do molinete aberta, exerça uma leve pressão sobre a linha com o indicador direito (se não for canhoto). 

2. Incline a vara (caniço, cana, caña, rod) para trás, sobre o ombro, até quase ficar na horizontal e a chumbada aflorar o chão. 

3. Agarre o punho da vara com a mão esquerda e, com rapidez, erga a ponteira, imprimindo maior força ao balanço quando a vara se aproximar da vertical. 

- A força dada pelo movimento do braço, juntamente com a flexibilidade da vara, produzirá o impulso suficiente, para o lançamento da chumbada. 

4. Quando a vara estiver vertical e você sentir a linha (o nylon) pressionar o seu dedo, solte-o e deixe-o correr livremente. 

- A chumbada voará sobre as ondas e irá cair lá longe, originando um pequeno repuxo. 

- Deixe-a afundar-se durante alguns segundos e, em seguida, recue para a areia e vá colocar a vara no apoio, recuperando um pouco de linha para que fique em tenção. 

- Cuidado com a regulagem da fricção da linha do molinete – se estiver apertado de mais, a vara pode cair ou a ponta partir-se no momento do toque, ou da puxado do peixe. 

- Uma vez executado o lançamento, só lhe resta aguardar o toque do peixe, e correr para o abraço.

- O fator determinante de um bom lançamento não é, como muitos pensam, o tamanho da vara e sim a aceleração que se consegue imprimir à chumbada durante o lançamento

- Os tamanhos de varas mais indicados para a pesca de praia devem ter entre 3,60m e 4,20m, uma boa medida é uma vara de 3,90m,... Para varas confeccionadas de carbono ou com tramas de fibras mistas com capacidade de carga de lançamento (casting weight) entre 80 e 250 gramas. 



TÉCNICA DE LANÇAMENTO - NA PECA DAS PRAIAS.

TÉCNICA DE LANÇAMENTO - NA PECA DAS PRAIAS.

LANÇAMENTO VERTICAL, DE FRENTE PARA O MAR.

LANÇAMENTO POR CIMA DO OMBRO OU DA CABEÇA.
 

A PESCA DAS PRAIAS

- Na pesca das praias,... Só há uma técnica a usar, a que permite se executar um lançamento (cast) perfeito e preciso: é o lançamento vertical, de frente para o mar. Além do mais, como ficamos virados para as andas, para o mar, não ocorremos o risco de ter uma surpresa desagradável... Às vezes no verão, dar jeito de entrar na água para fazer os lançamentos e ganharmos alguns metros (que podem ser preciosos!) e lançarmos além do segundo canal, local dos bons peixes, até robalos e corvinas,... Etc,... 

 COMO EXECUTAR UM LANÇAMENTO NA PESCA DAS PRAIAS

- Se posicionar a uma distância da água, com o pé esquerdo (à frente), já pronto para fazer o lançamento. 

1. Com a trava do molinete aberta, exerça uma leve pressão sobre a linha com o indicador direito (se não for canhoto). 

2. Incline a vara (caniço, cana, caña, rod) para trás, sobre o ombro, até quase ficar na horizontal e a chumbada aflorar o chão. 

3. Agarre o punho da vara com a mão esquerda e, com rapidez, erga a ponteira, imprimindo maior força ao balanço quando a vara se aproximar da vertical. 

- A força dada pelo movimento do braço, juntamente com a flexibilidade da vara, produzirá o impulso suficiente, para o lançamento da chumbada. 

4. Quando a vara estiver vertical e você sentir a linha (o nylon) pressionar o seu dedo, solte-o e deixe-o correr livremente. 

- A chumbada voará sobre as ondas e irá cair lá longe, originando um pequeno repuxo. 

- Deixe-a afundar-se durante alguns segundos e, em seguida, recue para a areia e vá colocar a vara no apoio, recuperando um pouco de linha para que fique em tenção. 

- Cuidado com a regulagem da fricção da linha do molinete - se estiver apertado de mais, a vara pode cair ou a ponta partir-se no momento do toque, ou da puxado do peixe. 

- Uma vez executado o lançamento, só lhe resta aguardar o toque do peixe, e correr para o abraço. 




PARA MELHORAR OS LANÇAMENTOS - NA PESCA DAS PRAIAS. 


- À distância do lançamento deve ser sempre proporcional ao declive da praia, isto é, uma praia plana (rasa) requer um lançamento longo e, uma praia inclinada (funda de tombo) requer lançamentos curtos,.... 

- Na pesca das praias,... É sempre bom, usar linha de bitola fina, de 0,16 mm a 0,25 mm, com um arranque de 0,35 a 0,45 mm, para melhorar o arremesso. 

- Para grandes lançamentos utilizar linha de bitola fina de 0,12 a 0,25 mm, sendo as, mais utilizadas a de 0,16 mm, que já cobrem grandes distâncias. Enquanto as linhas de arranque utilizar bitolas, bem maior com 0,50 mm,... 

- Usar anzóis pequenos e leves, pois a maioria dos peixes de praia tem a boca pequena, qualquer diferença no tamanho pode ser significativa. 

- Tire o peixe com cuidado, trabalhe bem a vara e a fricção do molinete sem forçar tanto, pois na praia o peixe levanta um pouco a chumbada e as ondas ajudam a empurrar. 


- Na pesca das praias,... Usar uma boa vara de pesca, de modelo com bons passadores como: Fuji's Low Rider (SiC ou Alconite),... Que reduzem a fricção e conseqüentemente desgaste da linha e permitem maiores e melhores lançamentos

VARA DE PESCAR

- Uma vara de pescar é uma ferramenta usada para capturar peixes, na pesca à linha, pode também ser utilizada no lançamento de competição. 

- As varas de pescar são feitas em fibra de vidro, fibra de carbono ou, classicamente, de bambu. Em contraste, vara de pescar se refere a uma ferramenta de lançamento de competição mais sofisticada equipada com passadores especiais e, um molinete de competição ou uma carretilha de competição. As varas de pescar variam em ação, bem como o comprimento. Quanto maior a vara, maior a vantagem mecânica em lançamento. 

- LOW RIDER - VANTAGENS & DICAS.

1. MAIOR SENSIBILIDADE

- Uma vara de praia com ponta sensível e passadores, aumenta a vibração das ondas dramaticamente ao longo dos passadores "Fuji's Low Rider" e ajuda também o pescador a detectar com precisão e interpretar as mais leves beliscadas de um peixe ou os sutis contatos com estruturas submersas. 

2. MAIOR PODER DE LANÇAMENTO

- Tentando lançar a curta distância da água ou em situações de longa distância, onde longos lançamentos são necessários para evitar os peixes pequenos, pescadores profissionais e pescadores experientes necessitam melhorar e bem, seus lançamentos e, aumentar as chances de uma grande captura, de um grande peixe. Uma vara e pesca montada com os passadores "Fuji's Low Rider" e um bom posicionamento do pescador, você pode melhorar significativamente à distância dos lançamentos. 

3. MAIOR PRECISÃO NO LANÇAMENTO

- Ao utilizar pequenos anéis internos e um perfil bem mais baixo, os passadores "Fuji's Low Rider" reduz as torções ou momento de torção, e a resistência do ar, mantendo a linha alinhada com o blank da vara. A ação aumenta o lançamento, a precisão e a eficiência. 

4. MELHORIA NO PESO DA VARA 

- Passadores Fuji's low Rider são até 60% mais leve os passadores comuns, convencionais, ou padrões. Usando os passadores Fuji's Low Rider o pescador tem uma vara bem balanceada que é mais fácil de segurar, menos fatiga e cansaço durante um dia inteiro de pesca. 

5. DISTRIBUIÇÃO DE MAIOR POTÊNCIA

- A distribuição de energia é afetada pelo número de passadores sobre a vara. Mais passadores na vara ajuda a curvatura (flexão) em um aumento de potência, mantendo alinha para fechar a vara. Há menos perda de potência com o novo conceito de vara de forma que as suas chances de travar o anzol e embarque dos peixes são muito melhoradas. 

6. REDUZIDAS ESPIRAIS NA LINHA

- As aspirais na linha durante um lançamento é reduzido quando se utilizam passadores Fuji's Low Rider. O número de lances que um pescador faz em um dia de pesca pode criar estragos na linha com a torção. Com um novo conceito de fiação vara; mais passadores na vara diminuir o ângulo como a linha passa através do passador, reduzindo a pressão sobre o passador, e, por sua vez, reduz a quantidade de linha torcer quando do lançamento e recolhimento repetidamente. 

7. MAXIMIZA A POTÊNCIA DA VARA

- Uma vara de pesca equipada com passadores Fuji's Low Rider pode encurtar o tempo de embarque de um peixe, por quase 35%. Como uma vara é alimentada de volta quando luta com um peixe, as resistências de arraste do molinete e passadores estão no limite máximo. Maior número de passadores irá maximizar a resistência total de arraste, bem como a melhoria da ação das varas.