domingo, 10 de fevereiro de 2013

TÉCNICA DE LANÇAMENTO - NA PECA DAS PRAIAS.

TÉCNICA DE LANÇAMENTO - NA PECA DAS PRAIAS.

LANÇAMENTO VERTICAL, DE FRENTE PARA O MAR.

LANÇAMENTO POR CIMA DO OMBRO OU DA CABEÇA.
 

A PESCA DAS PRAIAS

- Na pesca das praias,... Só há uma técnica a usar, a que permite se executar um lançamento (cast) perfeito e preciso: é o lançamento vertical, de frente para o mar. Além do mais, como ficamos virados para as andas, para o mar, não ocorremos o risco de ter uma surpresa desagradável... Às vezes no verão, dar jeito de entrar na água para fazer os lançamentos e ganharmos alguns metros (que podem ser preciosos!) e lançarmos além do segundo canal, local dos bons peixes, até robalos e corvinas,... Etc,... 

 COMO EXECUTAR UM LANÇAMENTO NA PESCA DAS PRAIAS

- Se posicionar a uma distância da água, com o pé esquerdo (à frente), já pronto para fazer o lançamento. 

1. Com a trava do molinete aberta, exerça uma leve pressão sobre a linha com o indicador direito (se não for canhoto). 

2. Incline a vara (caniço, cana, caña, rod) para trás, sobre o ombro, até quase ficar na horizontal e a chumbada aflorar o chão. 

3. Agarre o punho da vara com a mão esquerda e, com rapidez, erga a ponteira, imprimindo maior força ao balanço quando a vara se aproximar da vertical. 

- A força dada pelo movimento do braço, juntamente com a flexibilidade da vara, produzirá o impulso suficiente, para o lançamento da chumbada. 

4. Quando a vara estiver vertical e você sentir a linha (o nylon) pressionar o seu dedo, solte-o e deixe-o correr livremente. 

- A chumbada voará sobre as ondas e irá cair lá longe, originando um pequeno repuxo. 

- Deixe-a afundar-se durante alguns segundos e, em seguida, recue para a areia e vá colocar a vara no apoio, recuperando um pouco de linha para que fique em tenção. 

- Cuidado com a regulagem da fricção da linha do molinete - se estiver apertado de mais, a vara pode cair ou a ponta partir-se no momento do toque, ou da puxado do peixe. 

- Uma vez executado o lançamento, só lhe resta aguardar o toque do peixe, e correr para o abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário