quinta-feira, 2 de maio de 2013

PESCA DE PRAIA - EM PRAIAS RASAS.


PESCA DE PRAIA - EM PRAIAS RASAS. 

- A Praia da Enseada de Bertioga, bem como as praias da "Baixada Santista" são ditas (classificadas) como "'Praias rasas" (muito rasa), temos também algumas "praias intermediárias" no Guarujá como a Praia do Tombo, Praia das Astúrias (Sobre as Ondas). 

DICAS: 

- Quando pesco em "praia rasa", posiciono, coloco, uma "espera de vara de 1,50 m" (em aço inox de 1/2''), bem na beira da água, e uma outra de 0,50 m (em PVC marrom de 2''), um pouco longe, e bem posicionada, que serve como apoio OK. 

- - - - - - - - -  
- - - - - - - - -  
- - - - - - - - -  

- As praias oceânicas são divididas em: 

Rasas: No Brasil, esse tipo de praia é o mais comum no Estado de São Paulo, com algumas notáveis exceções como as praias de Maresias, Boiçucanga, Massaguaçú (praias de tombo, no litoral norte). 
De tombo: Costumam ser as preferidas para a prática de esportes náuticos como o surf e a "pesca de praia". No Brasil, esse tipo de praia é mais comum no Estado do Rio de Janeiro. 
Intermediárias: Também tem algumas "praias intermediárias" no Guarujá/SP, como a Praia do Tombo, Praia das Astúrias ("Sobre as Ondas"). 


Tipos de praia: 

- As praias se diferenciam pelas características de suas areias, de acordo com morfodinâmica das praias, em sua teoria acadêmica Brasileira. Existe a Praia de Tombo, a Praia Rasa e a Praia Intermediária. 

Praia de Tombo - A areia é do tipo grossa e as ondas quebram descontroladamente próximas à beira. Elas proporcionam o aparecimento de erosão gerando uma profundidade e trazendo riscos à segurança. 
Praia Rasa - A cada passo dado pelo turista, a profundidade aumenta lentamente e as ondas quebram longe da areia fina. 
Praias Intermediárias - Suas ondas se arrebentam próximo à praia. Seu fundo possui um relevo irregular, com canais que o cortam em correntes de retorno. No período da maré baixa, os bancos de areia e os buracos aparecem. Geralmente, na maré vazante (período em que a altura da maré diminui), surgem vários tipos de ondas que crescem gradativamente. 

FONTE: http://praias-do-brasil.info/mos/view/Litoral_Brasileiro/